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Nutrição Infantil – Saiba como deixar o molho de tomate mais saudável.

Quando o assunto é nutrição infantil se prepare: a luta é travada! Legumes, verduras e frutas definitivamente não estão entre os preferidos da dieta infantil.

A Lorena é quem tem o hábito alimentar mais saudável. Acreditem, ela tem 4 anos.  Entre uma pizza e uma manga, ela prefere a manga. Entre um lanche do Mc Donald’s e arroz com feijão, ela prefere arroz com feijão! Mas nem toda a criança é assim, o irmão dela por exemplo não é.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM, somente nas duas últimas décadas a obesidade infantil aumentou 240%. Assustador não é?! Pois bem, investir em reeducação dos hábitos alimentares e atividades físicas infantis, pode bloquear essa obesidade e suas complicações.

As crianças não conseguem ter o entendimento do que é realmente bom e saudável para elas, aí entra a nossa responsabilidade como pais. Um nutricionista pode te ajudar com receitas nutritivas para a alimentação infantil ou você pode também conseguir receitas na internet mesmo. Daí é só dar aquele toque especial de mãe que cada uma tem e pronto!

O exemplo ainda é a forma mais eficaz de se conseguir resultados, então o ideal é alterar a alimentação diária de toda família.

Pensando nisso, comecei testando um molho de tomate caseiro com beterraba e cenoura. Eles super aprovaram! Compartilho com vocês essa receita e espero que o resultado seja tão positivo quanto foi aqui em casa!

Molho de Tomate com Cenoura e Beterraba

  • 1kg de tomates maduros;
  • 1 Beterraba pequena;
  • 1 cenoura pequena;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Salsinha;
  • Azeite;
  • Sal;
  • Temperos que preferir.

Preparo:

Cozinhe a cenoura e a beterraba na panela de pressão por aproximadamente 15 minutos. Eu coloquei pouca água, suficiente para cozinharem os legumes porque vamos utilizar a água desse cozimento.

Corte os tomates e retire as sementes.

Em uma panela coloque um fio de azeite. Acrescente o alho e a cebola, deixe dourar e junte os tomates. Acrescente a água dos legumes e deixe apurar.

Quando os tomates já estiverem amolecidos e a água secado um pouco, tempere com o sal e temperos de sua preferência. Aqui em casa eu uso tempero baiano, orégano, e uma pitadinha de páprica doce.

Deixe esfriar.

Bata no liquidificador os tomates, a cenoura e a beterraba.

Está pronto!

#Dica: Eu gosto de colocar um pouco de leite no molho pra quebrar a acidez. Percebo que o leite também deixa o molho mais encorpado.

Para testar o molho fiz Macarrão com Linguiça, eu sei que linguiça não é tão saudável assim mas é preciso ter estratégias na hora de oferecer alimentos diferentes. Estou tentando mudar os hábitos alimentares aos poucos, associando-os aos que eles já gostam.

Piquei 2 gomos de linguiça defumada, levei ao fogo pra fritar com um pouco de azeite.

Depois de frita, tirei o excesso de óleo e adicionei o molho de tomate e um pouco de leite. Deixei levantar fervura e desliguei.

A turminha aqui adorou! Uma opção de molho mais saudável para os paladares exigentes.

PS: Não consegui tirar as fotos porque, para variar, eles estavam atrasados para irem à escola. Vou fazer novamente e posto as fotos nas minhas redes sociais! Por falar nisso, me sigam! Vai ser um prazer dividir com vocês parte do nosso dia a dia!!!

Espero que tenham gostado!

Até o próximo post!

 

 

 

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